Localizada no cantão do Vallais, no sul da Suíça, Verbier é uma charmosa vila de montanha constituída maioritariamente por luxuosos chalets de madeira e pedra.
Depois de termos trabalhado em Verbier em duas situações diferentes, Verbier tornou-se claramente numa das nossas estâncias favoritas.
Hoje, vou escrever um pouco e dar a minha opinião sobre uma das melhores estâncias do mundo.
A telecabine de Medran é um dos principais acessos à estância
A estância, 4 Vallés, engloba um grande numero de montanhas e outras vilas, das quais se destacam Nendaz, Thyon, Bruson e La Tzoumaz.
Apesar do enorme tamanho da estância (+ de 400km), o que torna Verbier realmente especial e diferente é o facto da estância oferecer grandes condições para os amantes do "fora de pista".
Telacabine "Atelas" 2727m com o "Combin" em plano de fundo
Existem pistas bem tratadas para todos os níveis, áreas de iniciação, snowparks, mas o grande foco desta estância são as várias "ski routes" para freeride.
Estas "ski routes" são encostas e vales onde é feito controlo de avalanches e patrulhamento.
Nomeadas, marcadas e sinalizadas pelos serviços de pistas, nestas áreas o terreno é exposto, complexo, inclinado e não há tratamento da neve.
Verbier vista de Savoleres
Algumas são acessíveis, de inclinação média e perto das pistas convencionais, outras são altas, inclinadas, com entradas estreitas e geladas e muitos obstáculos como pedras e árvores pelo caminho.
As zonas mais altas da estância como Mont Gelé (3023m) ou Mont Fort (3330m) são espetaculares mas contra indicadas para quem não lida bem com a altitude e inclinação. Descer de algumas delas, só é mesmo possível através de ski routes complexas ou pelas telecabines.
Sabrina Spinelli a descer do ponto mais alto dos 4 Vallés, Mont Fort 3330m.
As condições para o freeride em alta montanha, boa neve, bons meios mecânicos e acessibilidade faz com que a montanha seja procurada por muitos "freeride crazys" e profissionais.
Num dia banal, mesmo quando a neve já não é fresca, grande parte das pessoas que frequenta a estância leva mochila com equipamento de segurança em avalanches e os skis de freeride são tão comuns como os skis de pista.
Mesmo para os esquiadores / snowboarders intermédios que procuram pistas longas, boa neve e o primeiro contacto com o freeride, existem muito boas condições.
La Tzoumaz, Savoleres, Siviez são exemplos de sectores com pistas longas, bonitas e bem tratadas, que "enchem as medidas" de qualquer esquiador.
João Jorge na "ski route" Col des Mines
A vila de Verbier, fica numa "plataforma da montanha" virada a sul.
Ensolarada e protegida das intempéries pelas altas montanhas, é conhecida pelos luxuosos chalets e por um aprés ski muito concorrido e divertido.
Devido à sua situação geográfica, toda a paisagem envolvente da estância é majestosa e espetacular.
Nos dias de boa visibilidade, o Mont Blanc "está mesmo ali à frente" e o Matherhorn também "anda por ali", entre montanhas de + de 4000m, glaciares e lagos.
Sabrina Spinelli no topo do Mont Fort 3330m, de costas para o Matherhorn
Vale muito a pena uma visita *****
Opmerkingen